quinta-feira, 15 de julho de 2010

Entrando nos EUA e outras dicas sobre aeroportos americanos

Olá galera. IT'S BEEN SO LONG, RIGHT!?
Pois é, eu já fui e já voltei da terrinha do Tio Sam e ainda assim não postei as dicas de viagem que tenho prontinhas dentro da minha cabeça. eheheh
Enfim, hoje eu vou explicar para vocês que nunca foram a outro país como é todo o trâmite de alfândega, formulário, etc. Engraçado que é uma parte chata que todo mundo omite, certo? Mas eu estou aqui para escancarar a realidade! rs.. Calma, não é nenhum bicho de sete cabeças. Também vou deixar umas dicas sobre algumas peculiaridades dos aeroportos americanos ao final.
Bom, você está dentro do avião rumo ao país escolhido. Wonderful! O serviço de bordo te trará os formulários necessários para a entrada no país.
No caso dos EUA, você receberá dois formulários, um azulzinho (que sorry, eu não recordo o nome) e um branquinho. O azulzinho te perguntará o endereço onde as autoridades americanas poderão te encontrar, motivo da viagem, e aquelas perguntas que não fazem sentido, a não ser que você seja muito rico e está entrando com mais de 10 mil dólares no país, ou quer levar alimentos, esse tipo de coisa.
O outro formulário, o branquinha, é o I-94 que vai ficar com você durante toda a sua estadia nos EUA. É nele que você declara bens, dá seu endereço residencial, diz que não é nenhum terrorista, traficante, criminoso, etc.
Ok. Tudo preenchido e, após sua longa e penosa viagem (quer dizer, se você for de econômica, porque não há nada de penoso na primeira classe. rs.) você desembarca. A entrada nos EUA é dividida em duas partes: imigração e alfândega. A primeira coisa que você irá fazer é passar pela imigração. Não se apavore caso seja a sua primeira viagem internacional. Os comissários de bordo irão instruí-lo após a aterrisagem sobre onde seguir e o que fazer.
Importante dizer que durante todo o tempo que você estiver no setor de imigração não é possível nenhum tipo de gravação ou fotografia.
Você entrará numa longa fila, que demora em média 40 minutos, até chegar num dos guichês de atendimento. Durante a espera, haverá auxiliares conferindo seus formulários e ajudando-o caso você tenha preenchido errado ou tenha alguma dúvida sobre como fazê-lo. Você poderá também pedir o auxílio de um dos auxiliares que fale sua lingua (normalmente, sempre tem algum que fale português, francês, espanhol, até mesmo russo e grego). Quando chegar sua vez no guichê, entregue o passaporte e os formulários ao oficial. Se você não fala inglês ou se sentir inseguro na hora de conversar, peça por um tradutor.
Com o oficial consular, seja sério, respeitoso e responda de maneira objetiva e sem dúvidas a todas as perguntas que ele fizer. Tenha em mãos, sempre que possível, vouchers de hotéis e da passagem aérea de volta ao Brasil.
Ele te perguntará o motivo da viagem, quanto tempo você vai demorar no país, por onde você pretende passar, quanto de dinheiro está levando, se você está visitando algum parente ou amigo, essas coisas. No meu caso, o oficial consular na entrada dos EUA perguntou mais coisas do que a oficial consular que me atendeu no consulado quando fui tirar o visto. ehehe No começo ele foi meio rude, mas depois se tornou bem simpático. Entretanto, confesso que é um porre. ehehh
Beleza, ele te deixou entrar no país (obs.: como turista, você tem até seis meses para sair do país, mesmo que sua viagem vá durar apenas uma semana). Nesse ponto, ele já analisou seus formulários, destacou uma parte do I-94 e grampeou em seu passaporte e entregou também o formulário azul que, por sua vez, será entregue ao oficial da alfândega que é o próximo passo.
A alfândega é responsável pela parte da segurança. Depois que você saiu da imigração, você buscará suas malas e, caso esta primeira parada seja apenas de conexão, e deverá passar pela alfândega para fazer o re-check da bagagem.
Você buscará suas malas, passará pela alfândega que, maaais uma vez, perguntará quanto $$$ você está levando consigo, além de ficar com o formulário azul. Então, você seguirá seu caminho e entregará novamente as malas para um funcionário da cia. aérea que está voando para que seja feito um novo check-in das malas (desta vez, ele não te entregará nenhum número de baggage claim... sim, é estranho, mas é assim mesmo. ehehe) e você passará pela Security. Prepare-se para a verdadeira encheção de saco americana em aeroportos (eu tive que passar por uns 10 aeroportos enquanto estive viajando pelos EUA, e era a minha parte menos favorita... rs.). Abaixo, já explico detalhadamente dando dicas de como passar por isso.

DICAS SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA e CHECK-IN NOS AEROPORTOS DOS EUA

- A revista de segurança nos EUA é um pouco mais rígida que no Brasil, e te dou umas dicas para acelerar o processo (você vai precisar disso, principalmente se você estiver num vôo com conexão e, acredite, o tempo entre um vôo e outro normalmente é bem curto para tudo isso).Não vá com muitos acessórios, porque você vai ter que tirar TUDO (pulseira, anel, brinco, relógio, echarpes, cinto, aquelas bolsinhas de dinheiro que vão por baixo da roupa, enfim, tudo...), use sapatos fáceis de tirar e colocar e não esqueça moedinhas ou qualquer tipo de metal ou eletrônico dentro dos bolsos. Você colocará seus pertences nas bandeja, junto com sua bagagem de mão. Se você estiver carregando eletrônicos ou laptops, deverá tirar da bagagem de mão e colocá-los à vista na bandeja também. Passe pelo detector de metais e, se não apitar, recolha seus pertences das respectivas bandejas (tomem cuidado para não esquecerem nada... eu esqueci uma echarpe que eu adoravaaa em Atlanta... =/ ). Se apitar, você vai ter que voltar e ver se não esqueceu nada pra trás dentro dos bolsos, fora que um segurança vai querer te fazer uma revista e te olhar como se você fosse um terrorista.. Fora que o pessoal da segurança não costuma ser muito simpático. Enfim, vista tudo de novo e saia correndo para pegar seu próximo vôo até o destino final.

- Em qualquer aeroporto, tanto aqui quanto lá fora, não se esqueça que dentro da bagagem de mão só é permitido o transporte de líquidos em embalagens de até 100ml cada, não excedendo o total de 1L. Eles deverão estar dentro de um saquinho ziplock (é, eles falam "embalagem transparente", mas se não for o saquinho ziplock eles te mandam ir comprar. falo isso porque coloquei os meus líquidos dentro de uma embalagem plastica com fecho em zipper e eles não aceitaram... Tive que comprar no freeshop. Bando de wakadoodle! ehehe) e quando você for passar na segurança, deverá tirar de dentro da bagagem de mão as well.

- A fila da Security costuma levar em média 10 ou 15 min. Se você tomar vôos logo pela manhã a fila é menor, mas à tarde e à noite costuma ser longa. A maior fila que eu peguei foi no aeroporto de Las Vegas (McCarran) com destino à Chicago (O'Hare) e o vôo saía de madruga. A fila demorou uns 25 min. Em Nova York, no JFK, a fila costuma a demorar uns 20 minutos também.

- Para você se programar melhor, sempre leve em conta o tempo do check-in + o tempo da Security + a hora do EMBARQUE e não a do vôo em si (por exemplo, para vôos nacionais o embarque começa mais ou menos meia hora antes do horário de partida do vôo, e para vôos internacionais, o embarque começa uma hora antes). As cia. aéreas e agências de viagens pedem antecedência minima de 3 horas para vôos nacionais e 4 para vôos internacionais, mas eu acho um exagero. A não ser que você voe de Continental, porque a fila deles de Check-in era monstruosa! eheheh Mas, por exemplo, a Delta ( gente, eu falo da Delta porque eu sou Medallion nela, nos EUA eu só voei Delta) - e acho que a American Airlines também - tem self-check-in, que são máquinas onde você mesmo faz seu check-in, inclusive das malas! Com isto, você apenas entra numa fila rápida para despachar a bagagem... Leva mais ou menos uns 15 minutos.

Bom... Acho que é só que eu me lembro por enquanto. Se eu lembrar de mais algum coisa relevante, eu posto pra vocês, ok!? Se alguém tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que eu respondo na medida do possível!
Meu próximo post será sobre mala despachada e bagagem de mão. Não coloquei aqui porque o post ficaria quilométrico, e ninguém teria coragem de ler, anyway. ahahah


Até mais!!

Atualização de 09/10/2013: em decorrência da mudança no processo do visto desde o ano passado, irei fazer um novo post, que estará em breve disponível em nosso novo endereço: http://euapmuquiranas.blogspot.com.br
Acompanhem nossas publicações!!

4 comentários:

  1. Olá Nata,
    Vou fazer minha primeira viagem internacional vou p/ EUA. Encontrei as respostas p/ minhas dúvidas. A respeito dos formulários, e o que acontece quando chega lá.
    Achei muito útil, Parabéns!!
    Adooorei

    Ione

    ResponderExcluir
  2. Nossa isso super me ajudou, obrigado, vou ver essa próxima dica sobre bagagens...

    ResponderExcluir
  3. Olá,eu gostaria de saber se em todos os aeroportos tinham tradutores e se em caso deu querer comprar um celular nos eua,na volta eles vão me cobrar imposto por ele?

    ResponderExcluir
  4. Oii, estou indo pela 1ª vez para EUA.
    Não nadinha de inglês, tanto que vou colocar por extenso em inglês todas infos necessárias - local que vou ficar, tempo, etc etc...

    O que você me indica, sendo eu "caloura" nessa jornada???
    Estou com medo de me perder, me embananar, por não saber o idioma...

    Obg.

    =D

    ResponderExcluir

Aproveita para comentar enquanto ainda é de graça!